Estrutura alimentar saudável

Depois de conhecer os nutrientes,

Já tens noção do quê, do porquê e onde os podes encontrar. (Se não leste sobre os nutrientes clica no botão que está abaixo).

Uma estrutura alimentar saudável depende desse conhecimento e de como se aplica. Já que nos alimentamos essenciamente para nutrir e dar saúde ao nosso corpo.

Sempre que nos alimentamos, respondendo unicamente ao agradável paladar fazemos escolhas menos saudáveis que servem apenas para alimentar o nosso emocional.

A regra que te proponho aqui, e tendo consicência que devemos desfrutar da alimentação e retirar prazer disso em momentos sociais também, é que uses a regra 80-20, tal como eu.

Alimento-me 80% das vezes de forma saudável, a pensar em nutrir e responder ás necessidades do meu corpo.

Os 20% permito-me comer o que me apetece sem olhar a calorias ou a ingredientes péssimos, que na maioria das vezes esses alimentos saboroso e industrializados possuem.

Outra regra é: fazer 3 refeições principais por dia e um ou dois snacks entre refeições, se necessário. Se as refeições forem completas e nutritivas, não necessitamos mais do que isso, embora o nosso emocional o peça na maioria das vezes.

A terceira regra é comer alimentos da época e naturais. A natureza é perfeita, o nosso corpo fazendo parte nela “aceita” e digere melhor tudo o que vem da forma mais natural possível.

E os alimentos da época veem carregados de nutrientes que o nosso corpo necessita nesse momento.

3 refeições

  • Pequeno almoço

    É como atestar o veículo antes de uma longa viagem. Se tivéssemos que optar apenas por uma refeição está seria a indicada. Após sono o corpo reorganizou os seus processos metabólicos e necessita de energia para voltar a funcionar corretamente sem compensações desnecessárias.

    Nesta refeição, todos os nutrientes são bem vindos!

    Proteínas + gorduras boas + hidratos de carbono + vitamina + minerais

  • Almoço

    Já a meio do dia, necessitamos atestar novamente. Se iremos estar bastante ativos durante a tarde os hidratos de carbono são imprescindíveis.

    Se não for uma tarde muito ativa física e mentalmente, uma pequena porção de hidratos de carbono é suficiente.

    Juntamente com proteínas e minerais para ajudar na absorção da mesma.

  • Jantar

    Deveria ser uma refeição ligeira e reconstrutora. Mas todos sabemos que na nossa cultura é a refeição e momento familiar mais calmo que temos durante o dia, por essa razão abusamos nas quantidades e não olhamos á qualidade dos alimentos.

    Se o pequeno almoço e almoço forem equilibrados e ricos em nutrientes o jantar ligeiro é suficiente para a boa saúde.

    Aqui devemos ingerir proteínas + gorduras boas + minerais. Tudo a pensar na reconstrução de tecidos e na “não acumulação” de energia em forma de gordura localizada.

  • Snacks

    Em caso de rotinas demasiado agitadas física e mentalmente, os snacks são boas estratégias de regulação alimentar e nutricional.

    Alimentos ricos em vitaminas, proteínas + gordura boa, são os indicados.

    A fruta, qualquer tipo que seja, fresca, seca ou desidratada é uma opção prática e eficiente, o queijo ou iogurte também o é.

    Evitar alimentos açucarados ou adoçados artificialmente é imprescindível.

Área de membros

Área de membros

Tem tudo á mão num único sitio. Onde e quando quiseres.